Parceiros Voluntários Canoas

Quem Somos

 

aaaaaa

 Bem-vindos à Parceiros Voluntários

A Parceiros Voluntários é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos e apartidária, que foi criada em Porto Alegre, em 1997, a partir da iniciativa empresarial.

Em Canoas foi lançada, oficialmente, em 15 de setembro 1999, com o apoio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS Canoas) e de diversos empresários locais. A partir de então, passou a ser entendida como braço social da entidade, realizando importantes projetos em prol da comunidade canoense.

Já no início dos seus trabalhos, diversas atividades foram acontecendo, organizações sociais foram cadastradas e voluntários captados e direcionados para a prática da cidadania através do voluntariado organizado. As empresas, além de se tornarem mantenedoras, passaram a praticar a sua responsabilidade social, de diversas campanhas, bem como criando seus programas de voluntariado empresarial.

E, nesse engajamento solidário, a Parceiros Voluntários foi se aprimorando, criando diversos cursos para que as organizações sociais pudessem se capacitar em liderança, gestão, elaboração de projetos. Assim, passaram a se articular em rede, criando a Rede Nós Voluntários e com ela, várias ações de transformação social aconteceram.

A Parceiros Voluntários entende que o desenvolvimento sustentável é alcançado pela interação dos sistemas econômico, ambiental, social, político e cultural. Por isso, junto às empresas, sempre estimulou a responsabilidade empresarial, criando a Rede Social Empresarial e, diante do empenho dessas empresas parceiras, idealizou-se o Reconhecimento Responsabilidade Empresarial, evento já consagrado na cidade, como forma de reconhecer as empresas que possuem ações em responsabilidade socioambiental na cidade de Canoas.

Nessa caminhada de 20 anos, também sempre esteve articulada com as novas demandas, e assim, foram surgindo novos projetos, como o Rumo a 2014: Capacitação profissional como Bola da Vez, que capacitou 275 garçons e pintores por ocasião da Copa do Mundo realizada no Brasil. E o projeto Incubadora de Lideranças que formou 35 jovens líderes para o empreendedorismo e para o mercado de trabalho.

Toda essa experiência do trabalho em prol do fortalecimento do Capital Social de Canoas, resultou em vários reconhecimentos, como o destaque comunitário na 22ª Edição do prêmio Líderes e Vencedores da Federasul.

Hoje, a Parceiros Voluntários já conta 20 anos de história de transformação social, com mais de 8 mil voluntários cadastrados e mais de 500 voluntários ativos nas 52 organizações sociais cadastradas.

 

Para conhecer nossos 20 anos de história, acesse o link:

https://prezi.com/view/nlwzfNMhQcMkOT26PeA8/

Mantenedores